Recentemente, o Tec de Monterrey inaugurou o novo espaço Skyspace: Espíritu de Luz, uma instalação projetada pelo artista James Turrell que agora faz parte do DistritoTec em Monterrey, México. A obra, que foi concebida como um observatório para proporcionar uma experiência visual única através de uma sequência de luzes a cada 12 horas, de manhã e à noite, é parte de uma homenagem à vida e obra de Dom Eugenio Garza Sada e Eugenio Garza Lagüera.
O trabalho de Turrell se dedica a uma compreensão científica dos efeitos da luz através de uma visão artística que marca fortemente sua marca particular incitando meditações silenciosas no tempo e no espaço. "Skyspace: Espírito da Luz" oferece um espetáculo imersivo que visa envolver o público através dos limites da percepção visual e da própria natureza da luz. É composto de três áreas principais: o exterior para contemplação; a câmara interna e dois túneis de acesso e saída.
Tanto Turrell como o Tec de Monterrey compartilham a convicção de que esta nova obra servirá de patrimônio artístico para a cidade. Daí a relevância de sua localização no Parque Central, um espaço dedicado ao encontro, ao convívio e ao lazer. Essa obra se tornará um marco no programa de arte pública do DistritoTec, que nos últimos oito anos tem se comprometido com a expressão artística como uma forma de promover encontros e construir comunidade. Um exemplo disso é o Pabellón Expositivo Arte A.C., também situado no Parque Central, que apresentará continuamente exposições envolvendo projetos da Escola de Arquitetura da Instituição, e que a partir de 18 de fevereiro inaugurou a exposição "James Turrell: Espírito de Luz" como forma de mostrar o processo de criação e construção do novo projeto do artista em Monterrey.
Para mais informações visite Tec de Monterrey.